Arte: Rômulo Ferreira

Mostra Universo Matrix

Nesta semana (01/08 – 04/08), o Cine Vila Rica está exibindo filmes da Mostra Universo Matrix. A proposta é mostrar todos os filmes da franquia de Keanu Reeves, começando pelo primeiro lançamento, que foi Matrix(1999).

As produções Matrix (1999), Matrix Reloaded(2003), Matrix Revolutions(2003) e Matrix Resurrections(2021) são clássicos no gênero de ficção científica e marcaram a história do cinema. Com um cenário cyberpunk e uma temática que trabalha a inteligência artificial, em um universo mesclado na filosofia de Platão, os filmes são recordados em rodas de conversa, quando o assunto é bons filmes.

Criada pelas irmãs Wachowski e distribuída pela Warner Bros, a franquia The Matrix é protagonizada pelos atores Keanu Reeves e Laurence Fishburne, além da atriz Carrie-Anne Moss.

O criador de conteúdo para o site Universo42 e a amante da franquia The Matrix, Carlos AVE César, produziu três curiosidades importantes sobre os filmes Matrix e que merecem destaque, são elas:

01 – O mundo virtual reflete o mundo real

O formato das letras de quando está mostrando a transição do mundo real para o virtual tem exatamente a mesma estrutura dos campos de colheita humanos! Inclusive com os raios elétricos passando.

02 – A música sobre a vida de Neo

A música que toca em Matrix 1 enquanto Neo dorme revela muito sobre a vida dele. Ele está ouvindo “Dissolved Girl” do Massive Attack.

A letra do refrão espelha a vida que Neo está levando sem que ele perceba. Esta também é a música que toca quando Morpheus faz contato direto com ele pela primeira vez.

“Parece algo

Que eu fiz antes

eu poderia fingir

Mas eu ainda quero mais”

03 – A Porta 101

O número da porta do apto de Neo faz referência à Sala 101, aposento de tortura mencionado no livro 1984, de George Orwell, no qual os dissidentes e os caídos em desgraça no regime do Grande Irmão são submetidos a seus piores medos.

O número também é composto apenas dos algarismos 0 e 1, utilizados nos sistema binário, a linguagem que torna possível o processamento interno dos computadores.

E por último, faz referência ao ONE, o ESCOLHIDO. O número aparece em Reloaded, no prédio que eles encontram Merovingian pela primeira vez, talvez para mostrar o caminho do escolhido.