Setembro Amarelo abordado em obras cinematográficas

É no mês de setembro que o país se põe a discutir veemente sobre a depressão, ansiedade, saúde mental e a prevenção ao suicídio. O mês, que é representado pela cor amarela, incentiva a busca por ajuda profissional e o debate das questões em âmbito nacional. As escolas, as grandes mídias, e o próprio cinema trabalham o tema com seus públicos frequentemente, sob diferentes olhares. Confira algumas obras cinematográficas que possibilitam a discussão da temática:

1 – Uma Mente Brilhante

Ano: 2001

Direção: Ron Howard

Duração: 2h14min

O filme mostra os limites e a linha tênue entre transtornos mentais e a genialidade. A obra conta a trajetória do matemático John Nash, vivido na tela por Russell Crowe. Uma adaptação fictícia da vida real de Nash, que aos 21 anos formulou o Teorema de Imersão de Nash, um trabalho da área da Teoria dos Jogos (matemática aplicada) que o tornou conhecido no meio acadêmico-científico.

2 – Cisne Negro

Ano: 2010

Direção: Aaren Aronofsky

Duração: 1h43min

O filme “Cisne Negro” apresenta Nina (Natalie Portman), bailarina de uma prestigiada companhia de dança, que com a saída da principal estrela do grupo, Beth (Winona Ryder), assume esta posição e a oportunidade de ser a estrela do clássico “O Lago dos Cisnes”. A obra é aberta a diversas interpretações e ideal para discutir o esgotamento ou a paranoia.

3 – Nise – O coração da loucura

País: Brasil

Ano: 2016

Direção: Roberto Berliner

Duração: 1h48min

O filme, que é uma reflexão sobre a psiquiatria e as práticas manicomiais, relembra a batalha da médica Nise da Silveira. Um nome fundamental para debater a saúde mental e psiquiatria no Brasil. Nise foi uma das precursoras no combate a formas agressivas e desumanas de tratamentos contra este tipo de distúrbio, que eram praticadas em todo o mundo em meados do século XX. Foi também uma das primeiras mulheres a atuarem na psiquiatria no país e aluna de Carl Jung, um dos pais da psicanálise.

4 – Divertida Mente

Ano: 2015

Direção: Pete Docter

Duração: 1h34min

Produzido pela Pixar Studios/Disney, Divertida Mente é uma animação que mostra como cada sentimento é necessário, que não existem emoções boas ou más, e que todas devem ser vividas e compreendidas.

5 – As vantagens de ser invisível

País: Colômbia

Ano: 2012

Direção: Stephen Chbosky

Duração: 1h45min

O filme conta a história de Charlie, que desde a infância enfrenta problemas como depressão, traumas e ansiedade. Após um período internado em decorrência de uma crise causada pelo suicídio de seu melhor amigo, Charlie precisa se adaptar a uma nova escola, onde faz novos amigos, vive experiências únicas e passa a contemplar a vida por uma nova ótica, se sentindo “infinito”. A obra é baseada no livro homônimo de Stephen Chbosky.