As Olimpíadas nas telas dos Cinemas: emoções à flor da pele

O esporte já foi inúmeras vezes retratado nas fotografias, na televisão e também nas obras cinematográficas. Histórias de superação, que vão muito além da performance de alto nível. Atletas que romperam com todos os preconceitos e dificuldades para alcançar o pódio, da vida e das competições. 

Uma das produções mais bem sucedidas foi o filme Carruagens de Fogo, de 1981 e direção de Hugh Hudson. O longa-metragem mostrou a competição interna entre dois corredores britânicos, de diferentes religiões (judaica e protestante) e classe social, que se preparavam para os Jogos de Paris, em 1924. 

Já o filme Vitórias de Uma Vida, de 2016 e direção de Gregg Champion conta a história de Gabby Douglas, a primeira ginasta negra campeã das Olimpíadas. A trama revela as adversidades que ela superou desde a infância.

Outra cinebiografia é Rompendo Barreiras, sobre o atleta Greg Louganis. O diretor Steven Stern lançou a obra em 1997 e mostrou a trajetória de Greg para se tornar um dos melhores mergulhadores olímpicos do mundo. 

E o filme Raça, de 2016 e com direção de  Stephen Hopkins apresenta o corredor Jesse Owens, que ganha quatro medalhas de ouro nas Olimpíadas de Berlim, em 1936, e cala o estádio olímpico em pleno regime nazista. 

Por: Patrícia Milagres e Juliana Rodrigues.