Filmes Gravados em Ouro Preto

A antiga Vila Rica é fonte de inspiração, seja para fotógrafos, artistas plásticos e para a arte cinematográfica também. Ladeiras, esquinas, vielas, montanhas, casarios históricos que despertam tantas emoções e histórias já estrelaram nas telas do cinema. Vamos conhecer algumas destas produções?

Arábia 

A mais recente produção, que teve parte das gravações feitas em terras ouro-pretanas, é o filme Arábia. Lançado em 2018 e com direção de João Dumans e Affonso Uchõa, o drama revela as condições de vida de pessoas marginalizadas após um jovem encontrar um diário de um trabalhador em uma fábrica de alumínio, na cidade de Ouro Preto.  

A produção foi vencedora de quatro prêmios no Festival de Brasília e Troféu APCA. 

Filhos de Bach 

O filme Filhos de Bach, de 2016, e direção de Ansgar Ahlers foi gravado em Ouro Preto e na Alemanha. A produção retrata a saga de um professor de música alemão que chega em Ouro Preto para resgatar uma partitura original composta por um dos filhos de Bach. O professor tem que se adaptar à rotina da cidade mineira e volta a lecionar para crianças, despertando nele o prazer de viver. 

Rebelião em Vila Rica 

Cenas do cotidiano de Ouro Preto em meados de 1940 são apresentadas no filme Rebelião em Vila Rica. O longa-metragem foi lançado em 1958 e teve direção de Renato Santos Pereira e Geraldo Santos Pereira. Na trama, o governo de Getúlio Vargas articula um plano para desativar permanentemente a faculdade de Engenharia de Minas Gerais, substituindo o reitor por um homem de confiança do governo. Porém, os estudantes percebem as reais intenções e planejam uma revolta. 

Chico Rei 

Um dos filmes de maior destaque é sobre a trajetória de Chico Rei. Na trama e na tradição oral, ele é símbolo da luta pela liberdade, resistência, diversidade e representatividade negra. 

Chico Rei era um monarca africano no século XVII e foi trazido para o Brasil em condição de escravo. Em Ouro Preto, conseguiu se tornar dono de mina de ouro que levantou a bandeira da liberdade de seu povo. Ele elevou o seu nome e de outros africanos em legados culturais, artísticos, religiosos e também através das construções das Igrejas de Santa Efigênia e de Nossa Senhora do Rosário, em Ouro Preto.

O primeiro filme sobre Chico Rei data de 1985 com direção de Walter Lima Jr., e a mais recente produção é de 2020: o documentário Chico Rei Entre Nós, de Joyce Prado. 

Por: Patrícia Milagres e Juliana Rodrigues.