A fonte é vasta, com muitos clássicos da literatura que inspiraram filmes que também são considerados sucesso de crítica e público. As obras cinematográficas podem ter traços de inspiração ou ser totalmente fiéis ao livro. Considerando que o Dia do Escritor é o dia 25 de julho e que cinema e literatura podem e devem fazer parte da rotina de crianças e adultos, apresentamos a seguir uma série de indicações. Aproveite!
Para quem gosta de terror, o nome registrado é Stephen King. Seus livros inspiraram diversas produções cinematográficas, incluindo séries e longas-metragens. Algumas das adaptações para o cinema que tiveram mais destaque são os filmes O iluminado, 1980; It, 1990 e 2017; Doutor Sono, 2019; e Carrie 1976, a sua primeira obra consolidada.
Durante a infância, King era ávido leitor de histórias em quadrinhos e livros de horror, aprofundando o estilo, tanto que suas obras possuem variedade de temas, como vampiros, viagens no tempo, dimensões paralelas e poderes sobrenaturais.
Para quem gosta de história da Segunda Guerra Mundial, vários livros inspiraram filmes e um deles é originalmente um diário, que virou livro com mais de 30 milhões de cópias. Ele também foi adaptado para o teatro e para as telas de televisão e claro, do cinema: O Diário de Anne Frank.
O longa-metragem biográfico é um clássico da Segunda Guerra Mundial e descreve a vida de Anne e da sua família em confinamento entre junho de 1942 e agosto de 1944, quando são descobertos pelos nazistas. O único sobrevivente da família foi Otto Frank, o pai de Anne, e o diário foi publicado por ele pela primeira vez em 1947.
Para os pequeninos, a animação As Aventuras do Avião Vermelho, de Frederico Pinto e José Maia, que é de 2015 e tem inspiração no livro, de mesmo nome, do autor Érico Veríssimo. O filme conta a história de Fernandinho, que através da leitura viaja para outros países, para o fundo do mar e até para a Lua.
Outra opção para as crianças é O Menino Maluquinho – O Filme, de 1995 e direção de Helvécio Ratton. A história de um menino travesso, que usa um blazer azul enorme e uma panela na cabeça, retrata brincadeiras ao ar livre e aventuras. O Menino Maluquinho saltou das páginas do cartunista Ziraldo para as telas do cinema.
Por fim, o filme baseado no livro de Fernando Sabino: O Menino no Espelho. O filme de 2014, de Guilherme Zenha, conta a história de uma criança que queria ter um clone para assumir a sua identidade em determinados momentos. Até que um dia a mágica acontece.