O Brasil também não fica de fora, claro. As produções brasileiras ganham cada vez mais relevância e brilham nos festivais. Quem acompanha as mídias digitais do Cine Vila Rica sabe que lá tem uma publicação semanal dos eventos cinematográficos. Os principais do Brasil incluem o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, Festival de Cinema de Gramado, Festival Internacional do Rio, Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e o festival É Tudo Verdade.
O Festival de Brasília do Cinema Brasileiro é considerado o primeiro evento do país, que começou em 1965, com o nome de Semana do Cinema Brasileiro.
O festival foi uma iniciativa do Professor de Cinema da Universidade de Brasília, Paulo Emílio Sales Gomes.
O evento é promovido anualmente, no Distrito Federal, tendo sido interrompido entre 1973 e 1975, devido às pressões e censuras da Ditadura Militar.
O primeiro filme vencedor foi o drama A Hora e a Vez, com direção de Augusto Matraga.
Outra premiação tradicional é o Festival do Cinema de Gramado, realizado desde 1973 na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul. O festival premia produções brasileiras e ibero-americanas, e o prêmio é o troféu Kikito. As quatro décadas de história do evento estão expostas no Museu do Festival de Gramado, no Palácio dos Festivais, local onde a premiação ocorre anualmente.
Já o Festival Internacional do Rio foi criado a partir da união de dois renomados festivais cariocas, o Rio Cine e a Mostra Banco Nacional do Cinema. O Festival Internacional do Rio é realizado desde 1999 com uma maratona de 12 dias de exibições de filmes inéditos, brasileiros e estrangeiros, em pontos turísticos do Rio.
Outro evento de muito renome no Brasil é o Festival Internacional de Cinema de São Paulo, que surgiu em 1977, quando o crítico de cinema Leon Cakoff organizou uma mostra de cinema em homenagem ao aniversário do Museu de Arte de São Paulo, que na ocasião completava 30 anos.
A Mostra Internacional de Cinema de São Paulo exibe produções brasileiras e estrangeiras e realiza premiações a partir do voto do público.
Ao longo da sua trajetória, a mostra já recebeu cineastas renomados, como Pedro Almodóvar e Quentin Tarantino, e até hoje espalha cultura pelas salas de cinema de São Paulo, com uma intensa programação.
Por fim, o Festival É Tudo Verdade, criado em 1996 e dedicado aos documentários.
O festival ocorre anualmente de forma simultânea em São Paulo e no Rio de Janeiro, exibindo lançamentos e clássicos não-ficcionais, tanto nacionais quanto internacionais.