Arte: Rômulo Ferreira

Mostra dedicada a Nouvelle Vague

A mostra dessa semana é dedicada a Nouvelle Vague. Um movimento artístico do cinema francês que surgiu  entre o final da década de 50 e o início dos anos 60, na França. Marcado pela dificuldade de apoio financeiro, suas características abrangiam a juventude dos autores das produções, que unidos pela vontade de romper com as regras normalmente acatadas pelo cinema comercial, ressignificavam o conceito de cinema.  Traduzindo para o português, a expressão nouvelle vague significa “nova onda” e foi usada pela primeira vez  pelos principais críticos da revista “Cahiers du Cinéma”, uma das maiores e mais influentes publicações sobre cinema até hoje. O cineasta francês Jean-Luc Godard era justamente um desses críticos

Godard foi um dos protagonistas do movimento do cinema francês e é responsável por dezenas de filmes lançados durante a sua carreira de mais de meio século. Na época, o cineasta era redator da “Cahiers du Cinéma”, ao lado de pessoas que também se tornaram grandes nomes do cinema, como François Truffaut.

Nesta semana(17/10 – 22/10), o Cine Vila Rica está exibindo algumas produções dedicadas ao movimento, são elas:

1- O Desprezo(1963)

Na Itália uma equipe grava sob direção de Fritz Lang um filme baseado na Odisseia, de Homero. Camille (Brigitte Bardot) é casada com Paul (Michel Piccoli), um escritor que foi contratado pelo produtor americano Jeremy (Jack Palance) para escrever o roteiro por 10 mil dólares. O desprezo de Camille começa quando ela passa a acreditar que o marido tentou vendê-la ao produtor, quando ele insiste para que a bela mulher fique sozinha com Jeremy. Uma série de mal-entendidos faz com que a relação do casal vá se fragmentando.

2- Viva a Vida(1962)

O filme conta a história de Nana. Uma jovem que abandona seu marido e filho para iniciar sua carreira como atriz. Para financiar sua nova vida começa a trabalhar numa loja de discos, mas não ganha muito dinheiro. Como não consegue pagar o aluguel, é expulsa de casa e decide virar prostituta. No primeiro dia que começa a trabalhar na rua, reencontra Yvette, uma velha amiga que confessa que também se prostitui por necessidade. Yvette lhe apresenta a Raoul, que se converte em seu cafetão. A partir desse momento, Nana começa a entrar progressivamente no mundo da prostituição.

3 – A Chinesa(1967)

Veronique (Anne Wiazemsky) é uma estudante francesa de filosofia que forma um grupo com mais quatro amigos da universidade para debater temas políticos e sociais. Adeptos do maoísmo, os jovens se cansam de teorizar e decidem partir para medidas mais extremas contra o que eles consideram injusto.

4- Week-End à Francesa(1967)

Um casal ambicioso e inescrupuloso planeja uma viagem ao interior da França, na tentativa de conseguir uma herança. No meio do caminho, encontra estradas completamente engarrafadas, acidentes automobilísticos graves, personagens de histórias infantis e guerrilheiros. O que se segue é uma constante e complexa reflexão sobre o modo de vida burguês e os contrastes sociais sublinhados pela sociedade de classes.

5- Acossado(1967)

Em Acossado, após roubar um carro em Marselha, Michel Poiccard (Jean-Paul Belmondo) ruma para Paris. No caminho, ele mata um policial que tentou prendê-lo por excesso de velocidade, e em Paris persuade a relutante Patricia Franchisi (Jean Seberg), uma estudante americana, a escondê-lo em seu apartamento, passando a se relacionar com a jovem.

Texto: Mírian dos Santos Neves