20 ANOS DA LEI 10.639/03

Você conhece a lei 10.639/03?

Em 2003, entrou em vigor a lei 10.639/03 e configurou uma nova matriz na grade curricular dos alunos do ensino fundamental e médio. A lei torna obrigatória a inclusão da história e cultura afro-brasileira nas diretrizes da educação do País.

Sua importância em nossa sociedade é um fator primordial para a luta contra o racismo. Diretrizes como essas configuram a malha social desde sua base, a educação! 

Diversas temáticas foram inseridas no plano de ensino desses alunos em formação, com por exemplo: História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política perante à História do Brasil. Desse modo, torna-se obrigatório o estudo e a passagem desse conteúdo em todo percurso escolar.

A relevância desse aprendizado no País se torna primordial para que ocorra um processo de debates e pensamentos mais amplos sobre essa temática, a qual sempre esteve presente no Brasil desde sua raiz, tendo em vista que a cultura africana foi norteadora para o desenvolvimento e construção da sociedade brasileira.

Como forma de expandir esse debate nós do Cine convidamos vocês a conhecerem o NEABI(Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas), um órgão da UFOP,  associado também ao CEAD (Centro de Educação Aberta e a Distância) da universidade. Nele são desenvolvidas diversas pesquisas, debates, atividades e ensinos que englobam temáticas étnicoraciais. 

Nesta semana, no dia 21 de março, às 18:30, ocorrerá um evento realizado pela NEABI para comemorar os 20 anos desta lei que configurou a educação do País após sua  implementação. O evento irá ocorrer em nosso espaço, o Anexo do Museu da Inconfidência. Neste dia haverá uma mesa-redonda com a participação de Sales Augusto dos Santos (NEABI-UFOP), do JR Rapper, sem contar da apresentação cultural do grupo de capoeira Ânsia de Liberdade. 

Confira a programação em nossas redes sociais e no site da NEABI. 

Link do site da NEABI : https://neabi.ufop.br/o-papel-do-neabi

Instagram do Cine Vila Rica: @cinevilarica

Venha com a gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *