Conheça os Festivais de Cinema

Muito além do Oscar

Festival de Cannes, Berlim, Veneza… Você conhece os principais festivais de cinema? O Oscar é o principal e mais famoso neste segmento de premiação, mas não é o único. 

Na Europa, o Festival de Cannes, o Festival de Veneza e o Festival de Berlim são os que detêm maior destaque. Saiba mais sobre cada um deles: 

O Festival de Cannes, na França, premia com a Palma de Ouro. O evento se tornou ponto de encontro para profissionais do cinema mundial, com direito a tapete vermelho e festas luxuosas à beira da Riviera francesa. O glamour do festival também premia curtas-metragens e jovens realizadores.

Já o Festival Internacional de Veneza, na Itália, é exibido no renomado Palazzo del Cinema di Venezia, como parte de um evento cultural maior, a Bienal de Veneza. Fundado em 1932, é o festival mais antigo da Europa no segmento  e premia seus vencedores com o Leão de Ouro.  

A tríade dos festivais europeus mais significativos se completa com o Festival de Berlim, na Alemanha. Fundado em 1951, logo após a Segunda Guerra Mundial, seu objetivo era criar uma vitrine do cinema mundial na cidade. Aproximadamente 400 filmes são exibidos e o festival também é palco de festas repletas de pessoas famosas. Com quase meio milhão de ingressos vendidos todos os anos, o festival é o que recebe a maior quantidade de espectadores no mundo. O prêmio entregue aos vencedores é o famoso Urso de Ouro.

Já nos Estados Unidos, o destaque vai para o Sundance Film Festival. 

O Sundance Film Festival é considerado como a maior vitrine do cinema independente e foi fundado em agosto de 1978 com o objetivo de atrair cineastas para o estado de Utah, estimular o cinema independente e aumentar a visibilidade das produções da região. 

Em 1985, o ator, cineasta e produtor Robert Redford criou o Sundance Institute para ajudar novos cineastas em produções independentes, incorporando-se ao evento. 

O festival tem se destacado por se apresentar sem as amarras do cinema de grandes estúdios hollywoodianos, sem as exigências comerciais. 

E claro, não podemos deixar de comentar sobre o Oscar.

A primeira cerimônia de premiação do Oscar foi no dia 16 de maio de 1929 em Los Angeles. A ideia do Oscar surgiu de Luis B. Mayer, um dos chefes da Metro Goldwyn Mayer, uma empresa de produção e distribuição de filmes.

As produções indicadas a estatueta do Oscar são selecionadas pelos membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Nas categorias Melhor Filme e Melhor Filme Estrangeiro, todos os membros têm poder de voto. Entretanto, nas outras categorias, apenas os membros técnicos votam. 

Entre os filmes mais premiados no Oscar está o clássico Titanic, de 1997 e direção de James Cameron, que levou 11 estatuetas e foi inspirado na história real do naufrágio do navio RMS Titanic, em 1912. 

Conta para o Cine Vila Rica: qual destes festivais de cinema você gostaria de prestigiar de perto?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *