MOSTRA GRANDES VENCEDORES DO OSCAR: Protagonismo Feminino

Arte: Rômulo Ferreira (@romulopherreira)

O PROTAGONISMO FEMININO NO CINEMA EM 6 FILMES
Por Leandro Andrade Cardoso

Aproveitando que está aberta temporada de premiação do cinema internacional, tivemos a ideia de organizar uma mostra com alguns filmes que já foram premiados em anos anteriores, especialmente o Oscar.

Como nossa proposta é que essa mostra continue pelos próximos anos, optamos por fazer uma seleção temática dos filmes que serão exibidos. Desse modo, o tema escolhido para essa primeira mostra dos Grandes Vencedores do Oscar é o “protagonismo feminino”.

Por isso, selecionamos filmes em que as mulheres tem papel de destaque, não apenas enquanto personagens principais, mas principalmente enquanto personagens que tomam as rédeas de suas próprias vidas, enfrentam tabus e opressões de gênero e raça, impondo-se como sujeitos de direito, de autonomia, de e vontade e de poder transformador.

Os filmes que comporão a nossa mostra são:

NORMA RAE (1979), estrelado por Sally Field no papel que lhe rendeu a Palma de Ouro de Melhor Atriz no Festival de Cannes, além do Oscar e do Globo de Ouro na mesma categoria. O filme é baseado na história real de Crystal Lee Sutton, uma mulher, mãe de dois filhos, trabalhadora da indústria têxtil do Alabama, que lidera seus companheiros na organização de um sindicato para lutar por melhores condições de trabalho.

A COR PÚRPURA (1985), estreia de Whoopi Goldberg no cinema, no papel que lhe valeu uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz, e o prêmio de Melhor Atriz no Globo de Ouro e no National Board of Review. O filme conta a história de Célie, uma mulher negra que, ainda adolescente, é obrigada a se casar um homem mais velho, que a trata como desprezo e violência.

O PIANO (1993), dirigido por uma mulher, Jane Campion, e estrelado por Holly Hunter no papel que lhe rendeu os prêmios de Melhor Atriz no Festival de Cannes, no Oscar e no Globo de Ouro e no Bafta. O filme conta a história de Ada MacGrath, uma pianista muda que, no século XIX, junto com a filha, é enviada para Nova Zelândia para uma casamento arranjado com um colonizador.

ERIN BROCKOVICH (2000), protagonizado pela estrela Julia Roberts, no papel que lhe rendeu os prêmios de Melhor Atriz no Globo de Ouro, no SAG, no Bafta e no Oscar. Ela interpreta uma mãe-solo desempregada que consegue uma vaga de secretaria num escritório de advocacia. Lá, ela acaba tendo um papel crucial num caso contra uma grande empresa acusada de contaminar os lençóis de água subterrânea com rejeitos químicos, provocando câncer nos moradores.

INDOMÁVEL SONHADORA (2012), estrelado pela pequena Quvenzhané Wallis no papel de Hushpuppy, uma criança negra que vive com seu pai doente em uma comunidade pobre no sul do estado da Luisiana. Pela sua atuação cheia de carisma e potência, ela se tornou a pessoa mais jovem a ser indicada ao Oscar de Melhor Atriz, aos 9 anos de idade.

NOMADLAND (2020), dirigido pela chinesa Chloe Zhao, o filme ganhou dezenas de prêmios, incluindo Melhor Filme no Festival de Veneza, no Oscar, no BAFTA, no Globo de Ouro. O filme é estrelado por Frances MacDormand no papel de Fem, uma professora desempregada que, após a morte do marido, passa a morar dentro de sua van, passando a percorrer o país trabalhando em empregos temporários e precarizados. Pelo seu desempenho, ela recebeu os prêmios de Melhor Atriz no Globo de Ouro, no Crítics Choice, no Bafta e no Oscar.

Confira a programação abaixo do dia 05/01 até 14/01:

> 05/01 – Quinta-feira (16h) – “Nomadland”

(Não recomendado para menores de 12 anos)

> 06/01 – Sexta-feira (16h) – “Erin Brickovich”

(Não recomendado para menores de 12 anos)

> 07/01 – Sábado(16h) – “O Piano”

(Não recomendado para menores de 16 anos)

> 09/01 – Segunda-feira(16h) – “Norma Rae”

(Não recomendado para menores de 16 anos)

> 10/01 – Terça-feira (16h) – “A Cor Púrpura”

(Não recomendado para menores de 16 anos)

> 12/01 – Quinta-feira (16h) – “O Piano”

(Não recomendado para menores de 16 anos)

> 13/01 – Sexta-feira (16h) – “Nomadland”

(Não recomendado para menores de 12 anos)

> 14/01 – Sábado (16h) – “Indomável Sonhadora”

(Não recomendado para menores de 10 anos)

Lembrando de:

  • Observar a classificação indicativa dos filmes nos Cartazes.
  • E utilizar máscaras quando for ao cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *