Mostra Grandes Vencedores do Oscar: Diversidade e Inclusão

Arte: Rômulo Ferreira (@romulopherreira)

DIVERSIDADE E INCLUSÃO NO CINEMA EM 5 FILMES

Por Leandro Andrade Cardoso

Aproveitando que está aberta a temporada de premiação do cinema internacional, tivemos a ideia de organizar uma mostra com alguns filmes que já foram premiados em anos anteriores, especialmente o Oscar. 

Como nossa proposta é que essa mostra continue pelos próximos anos, optamos por fazer uma seleção temática dos filmes que serão exibidos. Dessa vez, o tema escolhido para essa primeira mostra dos Grandes Vencedores do Oscar é o “Diversidade e Inclusão”.

Diversidade, porque entendemos que não há um único “jeito certo de ser”, quando se trata de ser humano. Inclusão, porque esse termo propõe superar os paradigmas da exclusão (no qual os “diferentes” eram separados do resto da sociedade, dita “normal”) e da normalização (no qual se pretendia até os “diferentes” se adaptarem a um padrão de “normalidade” para serem aceitos na sociedade). 

Por isso, selecionamos filmes em que seus protagonistas são pessoas que, apesar da deficiência que os acomete e os faz serem tratados como “anormais”, foram capazes de superar barreiras e tabus, mostrando que são, ao seu modo, extraordinárias, e nos levando a refletir sobre o modo como nossa sociedade trata aqueles que, de alguma maneira, divergem daquilo que é considerado o padrão de “normalidade”.

Os filmes que comporão a nossa mostra são:

RAIN MAN (Idem, 1988)

Dirigido por Barry Levinson, o filme conta a história de Charlie (Tom Cruise), um rico vendedor de carros de luxo que, após retornar à sua cidade natal para o velório de seu pai, descobre que tem um irmão autista, que ele não conhecia. Os dois então embarcam numa viagem em que irão descobrir os laços que os unem. O filme recebeu 4 prêmios no Oscar, incluindo Melhor Filme e Melhor Ator para Dustin Hoffman, que interpreta Raymond Babbitt, o irmão autista de Charlie. Ele também foi premiado no Bafta e no Globo de Ouro.

MEU PÉ ESQUERDO (My Left Foot, 1989)

Dirigido por Jim Sheridan, conta a história real de Christy Brown, filho de uma família humilde de operários irlandeses, que nasceu com paralisia cerebral. Em consequência dessa deficiência, o único membro de seu corpo que ele consegue controlar é o seu pé esquerdo, que usa para se expressar e se comunicar. Com coragem, determinação e a ajuda da mãe, Christy, ele supera as limitações físicas e torna-se pintor, poeta e escritor. Pela sua magnífica atuação como o protagonista, Daniel Day-Lewis ganhou seu primeiro Oscar de Melhor Ator em 1990. Ele viria a ganhar outros dois, em anos posteriores.

SHINE – BRILHANTE! (Shine, 1996)

Dirigido pelo australiano Scott Hicks, o filme conta a história verídica do menino prodígio David Helfgott, um pianista que, ainda na infância, é levado ao um quadro de transtorno mental pela opressão de seu pai, que o pressionava e agrediu para que seus concertos ao piano fossem perfeitos. Pela soberba interpretação como o protagonista, Geoffrey Rush foi premiado como Melhor Ator no Oscar, no Globo de Ouro, no SAG e no Bafta.

• A FORMA DA ÁGUA (The Shape of the Water, 2017)

Dirigido pelo espanhol Guillermo del Toro, esta obra de ficção científica se passa durante a Guerra Fria, em meio aos grandes conflitos políticos e transformações sociais. Conta a história de Elisa (Sally Hawkins), uma mulher muda que trabalha como faxineira em um laboratório experimental secreto do governo norte-americano. Lá, Elisa acaba fazendo amizade com um humanoide que é mantido presa e maltratado no local. Foi premiado como Melhor Filme no Festival de Veneza e no Oscar.

• O SOM DO SILÊNCIO (The Sound of Metal, 2019)

Dirigido por Darius Marder, o filme conta a história de Ruben, um jovem baterista de Heavy Metal cuja vida muda totalmente quando ele percebe que está num processo irreversível de perda da audição. As suas duas grandes paixões estão em jogo: a música e a sua namorada, vocalista da banda da qual ele faz parte. Ao longo do filme, ele passa por uma dolorosa jornada de auto aceitação e autoconhecimento. Pela sua intensa atuação como o protagonista, o ator Riz Ahmed foi indicado como Melhor Ator no Oscar, no BAFTA, no Globo de Ouro, no SAG e no Critics Choice Awards.

Confira nossa programação completa abaixo do dia 16/01 até 28/01:

> 16/01 Segunda-Feira (18h) – A Forma da Água (2017), de Guilhermo del Toro
(Não recomendado para menores de 16 anos)

> 17/01 – Terça-Feira (18h) – Meu Pé Esquerdo (1989), de Jim Sheridan

(Não recomendado para menores de 14 anos)

19/01 – Quinta-Feira (18h) – O som do silêncio (2019)
(Não recomendado para menores de 14 anos)

> 20/01 – Sexta-Feira (18h) – Rain Man (1988), de Barry Levinson
(Livre para todo o público)

> 21/01 – Sábado (18h) – Shine – Brilhante (1996), de Scott Hicks
(Não recomendado para menores de 18 anos)

> 26/01 – Quinta-Feira (18h) – Rain Man (1988), de Barry Levinson
(Livre para todo o público)

> 27/01 – Sexta-Feira (18h) – O Homem Elefante (1980), de David Lynch
(Não recomendado para menores de 10 anos)

> 28/01 – Sábado (18h) – Minari: Em busca da felicidade.

(Não recomendado para menores de 12 anos)

Lembrando de:

  • Observar a classificação indicativa dos filmes nos cartazes.
  • E utilizar máscaras quando for ao cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *