Arte: Rômulo Ferreira

Cinema e Biografia: Filmes que contam a história de artistas brasileiros.

Os filmes de biografia são obras que contam a história de personalidades reais. Essas produções relatam a trajetória de vida dos protagonistas, independentemente se eles são ou foram personagens históricos. 

Existem variadas obras cinematográficas bibliográficas, e sobre as mais diversas temáticas: artistas, escritores, estrelas do cinema, ou até mesmo de astrofísicos. Como, por exemplo, o filme A Teoria de Tudo, que traça a trajetória de Stephen Hawking, ainda enquanto jovem e suas descobertas acerca do tempo e da sua doença degenerativa.  Cada obra, assim como cada bibliografia é marcada por suas individualidades e diferenças. Isso acaba contribuindo para que esse gênero seja tão diverso.

Separamos para vocês uma lista de cinebiografias brasileiras, que contam a história de artistas e músicos de grande renome no Brasil:

Elis(2016)

Cantora desde a infância, Elis Regina Carvalho Costa (Andreia Horta) entra na vida adulta deixando o Rio Grande do Sul para espalhar seu talento pelo Brasil a partir do Rio de Janeiro. Em rápida ascensão, ela logo conquista uma legião de fãs, entre eles o famoso compositor e produtor Ronaldo Bôscoli (Gustavo Machado), com quem acaba se casando. Estrela de TV, polêmica, intensa e briguenta, a “Pimentinha” não tarda a ser reconhecida como a maior voz do Brasil, em carreira marcada por altos e baixos.

Tim Maia(2014)

Cinebiografia do cantor Tim Maia, baseada no livro “Vale Tudo – O Som e a Fúria de Tim Maia”. O filme percorre cinquenta anos na vida do artista, desde a sua infância no Rio de Janeiro até a sua morte, aos 55 anos de idade, incluindo a passagem pelos Estados Unidos, onde o cantor descobre novos estilos musicais e é preso por roubo e posse de drogas.

Somos Tão Jovens(2013)

Brasília, 1973. Renato (Thiago Mendonça) acabou de se mudar com a família para a cidade, vindo do Rio de Janeiro. Na época ele sofria de uma doença óssea rara, a epifisiólise, que o deixou numa cadeira de rodas após passar por uma cirurgia. Obrigado a permanecer em casa, aos poucos ele passou a se interessar por música. Fã do punk rock, Renato começa a se envolver com o cenário musical de Brasília após melhorar dos problemas de saúde. É quando ajuda a fundar a banda Aborto Elétrico e, posteriormente, a Legião Urbana.

Gonzaga, de pai para filho(2012)

Decidido a mudar seu destino, Gonzaga sai de casa jovem e segue para cidade grande em busca de novos horizontes e para apagar uma tristeza amorosa. Lá, ele conhece uma bela mulher, Odaléia (Nanda Costa), por quem se encanta. Após o nascimento do filho e complicações de saúde da esposa, ele decide voltar para a estrada para garantir os estudos e um futuro melhor para o herdeiro. Para isso, deixa o pequeno aos cuidados de amigos no Rio de Janeiro e sai pelo Brasil afora. Só não imaginava que essa distância entre eles faria crescer uma complicada relação, potencializada pelas personalidades fortes de ambos. 

Cazuza – O Tempo Não Pára(2004)

A trajetória profissional e pessoal de Cazuza, do início da carreira, em 1981, até a morte em 1990, aos 32 anos. O sucesso com o Barão Vermelho, a carreira solo, as músicas que falavam dos anseios de uma geração, o comportamento transgressor e a coragem de continuar a carreira mesmo debilitado pela aids.

Compartilhe em: