Arte: Rômulo Ferreira

Dia Nacional da Imprensa.

Hoje, dia 01 de Junho é comemorado em todo o Brasil o dia nacional da Imprensa. Mas você sabia que até 1999, esse dia era comemorado em 10 de setembro? Isso porque nessa mesma data começou a circular no país, o primeiro jornal impresso publicado no Brasil, Gazeta do Rio de Janeiro, em 1808.

O periódico era publicado duas vezes na semana, e divulgava assuntos e comunicados do governo ao povo, além de informações sobre o que acontecia no exterior. Tendo como primeiro editor o Frei Tibúrcio José da Rocha, e o primeiro redator foi Manuel Ferreira de Araújo Guimarães.

Não é difícil pensar em Imprensa e não pensar em Cinema, visto que ambos andam lado a lado historicamente. Várias produções são resultado da interação da dupla e marcaram épocas. O jornalismo é um recorte da realidade, ao passo em que o Cinema também. Então grandes enredos de sucesso estão aí para provar o quanto ambos desenvolvem uma dinâmica  excelente juntos. Separamos algumas indicações de filmes para você pensar a imprensa e o seu papel na sociedade de hoje, por meio do universo cinematográfico:

01- Spotlight: Segredos Revelados(2015)

Baseado em uma história real, o drama mostra um grupo de jornalistas em Boston que reúne milhares de documentos capazes de provar diversos casos de abuso de crianças, causados por padres católicos. Durante anos, líderes religiosos ocultaram o caso transferindo os padres de região, ao invés de puni-los pelo caso.


2- O Abutre(2014)

Enfrentando dificuldades para conseguir um emprego formal, o jovem Louis Bloom (Jake Gyllenhaal) decide entrar no agitado submundo do jornalismo criminal independente de Los Angeles. A fórmula é correr atrás de crimes e acidentes chocantes, registrar tudo e vender a história para veículos interessados.


3- O abraço corporativo (2009)

O Abraço Corporativo é um documentário satírico brasileiro de 2009, dirigido por Ricardo Kauffmann. O filme acompanha a trajetória real de um consultor de recursos humanos fictício e sua promoção de uma “Teoria do Abraço”, questionando a cultura corporativa e a apuração jornalística. O documentário conta com entrevistas de Eugênio Bucci, Bob Fernandes, Contardo Calligaris, Cláudio Lembo, Heródoto Barbeiro e Juca Kfouri.


4- O informante (1999)

Em 1994, ex-executivo da indústria do tabaco deu entrevista bombástica ao programa jornalístico “60 Minutos”, da rede americana CBS. Dizia que os manda-chuvas da empresa em que trabalhou não apenas sabiam da capacidade viciadora da nicotina como também aplicavam aditivos químicos ao cigarro, para acentuar esta característica. Na hora H, porém, a CBS recuou e não transmitiu a entrevista, alegando que as consequências jurídicas poderiam ser fatais. Baseando-se nesta história real, O Informante narra a trajetória do ex-vice-presidente da Brown & Williamson Jeffrey Wigand (Russell Crowe) e do produtor Lowell Bergman (Al Pacino), que o convenceu a falar em público.


5- Capote(2005)

Em novembro de 1959, Truman Capote (Philip Seymour Hoffman) lê um artigo no jornal New York Times sobre o assassinato de quatro integrantes de uma conhecida família de fazendeiros em Holcomb, no Kansas. O assunto chama sua atenção já que ele acredita ser esta a oportunidade perfeita de provar que, nas mãos do escritor certo, histórias de não-ficção podem ser tão emocionantes quanto as de ficção. Acompanhado por Harper Lee (Catherine Keener), sua amiga de infância, Capote viaja até lá e surpreende a sociedade local com sua voz infantil, seus maneirismos femininos e roupas não–convencionais. Logo, o escritor ganha a confiança de Alvin Dewey (Chris Cooper), o agente que lidera a investigação pelo assassinato. Pouco depois, os assassinos, Perry Smith (Clifton Collins Jr.) e Dick Hickock (Mark Pellegrino), são capturados em Las Vegas e devolvidos ao Kansas, onde são julgados e condenados à morte. Capote os visita na prisão e percebe que a história pode render material suficiente para um livro, que poderia revolucionar a literatura moderna.


6- The Post – A Guerra Secreta (2017)

Outro filme aclamado que envolve cinema e Imprensa é o The Post. O longa é ambientado na década de 1970. A obra retrata de forma dramatizada a história do confronto entre Richard Nixon, presidente dos Estados Unidos, e o jornal The Washington Post. 

O responsável pelo embate entre as partes é o documento secreto do governo. O jornal teve acesso a informações que mostravam o envolvimento do país na Guerra do Vietnã. O documento é conhecido como Pentagon Papers. A atribuição do nome foi dada pelo The New York Times.


Por: Mírian dos Santos Neves

Compartilhe em:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *