Arte: Rômulo Ferreira

Dia do Cinema Nacional

Se sentar diante de uma telona ou mesmo uma telinha e ver as luzes piscando e contando sobre alguma coisa, é uma das mais brilhantes experiências. Do preto ao branco, até as cores mais vibrantes, as histórias que são contadas nas telas do cinema brasileiro, marcam a cultura de um povo cheio de diversidade e uma pluralidade riquíssima.

O cinema no Brasil se iniciou com a figura importante de Afonso Segreto, que filmou a Baía de Guanabara em 19 de junho de 1898, enquanto estava a bordo do navio Brèsil. Por ser a primeira produção cinematográfica em terras brasileiras, essa data se tornou o Dia do Cinema Nacional.

Assim como os meios de comunicação se desenvolveram com o passar do tempo, o modo de produção das obras cinematográficas também passou por diversas modificações. De lá para cá, desde a gravação da primeira cena em território nacional, muitas obras foram produzidas e ganharam notoriedade nas mais diversas premiações nacionais e internacionais.

O mini documentário foi o primeiro gênero cinematográfico a ser exibido no Brasil, e era caracterizado por exibir cenas do cotidiano brasileiro. As pequenas e primeiras salas de cinema fixo que exibiam para o público essas produções, foram construídas na grande São Paulo e no Rio de Janeiro, no início do século XX.

Após a Primeira Guerra Mundial, a influência do cinema do Brasil, começou a perder espaço para as produções norte-americanas e europeias. O cinema hollywoodiano ganhava espaço no mundo com suas produções retratando o American way of  life.

Entretanto, o cinema nacional continuou a produzir grandes obras de notoriedade, e que vieram a ser premiadas diversas vezes posteriormente. Grandes clássicos como Central do Brasil(1998), Cidade de Deus (2002), O Auto da Compadecida(2000) e Bacurau(2019), são algumas dessas produções.

A data 19 de junho é importante para lembrar do quanto o cinema no Brasil resistiu, e merece ser ampliado para os diversos espaços. Além do mais, é um direito de todos e deve ser acessível. Viva o Cinema brasileiro!

Por: Mírian dos Santos Neves

Compartilhe em:

1 comentário em “19 de Junho, Dia do Cinema Nacional”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *