Arte: Rômulo Ferreira

Cinema de Contagem: Conheça a produtora Filmes de Plástico

É na região metropolitana de Belo Horizonte, mais precisamente no município de Contagem, que se originam dezoito grandes produções cinematográficas. Desses filmes, três são dirigidos por Affonso Uchoa: A vizinhança do tigre, Arábia e Sete anos em maio; e o restante, parte da produtora Filmes de Plástico.

A produtora, que esse ano celebra seus doze anos de existência, nasceu de um grupo de amigos cinéfilos, que tinham uma paixão e uma vontade grande de produzir cinema. Sendo composta por três diretores e um produtor, André Novais Oliveira, Gabriel Martins, Maurílio Martins e Thiago Macêdo Correia, respectivamente. Hoje, possui passaporte carimbado pelos festivais de Cannes, Locarno e Roterdã, além de outros grandes nomes do cinema mundial.

Partindo de lugares que ecoam problemas e questões que integram a imagem do Brasil, a produtora nasceu de espaços marginalizados socialmente. E foi através de apoios iniciais de editais de incentivo ao setor, que ganhou proporção e crescimento. Essa notoriedade, mostrou aos consumidores que era possível ganhar o mundo com o cinema independente, e expressar os seus ideais através de produções realistas e sinceras. Além de também reavivar o desejo, e incentivar os estudantes de cinema, ou produtores iniciantes, a ocupar esses espaços. Algo que em outras épocas era mais difícil de alcançar e imaginar.

Filme vai abrir o festival
Cena do filme vai abrir o festival — Foto: Filmes de Plástico / Divulgação

Mesmo diante das dificuldades internas e externas, a Filmes de Plástico se consolidou. E no próximo ano, representará o Brasil no Oscar com o filme “Marte Um”, direção de Gabriel Martins. A obra, que foi criada diante das adversidades da pandemia, inicia sua história no ano de 2018. Narrando os problemas enfrentados por uma família negra residente na periferia de Contagem, que busca seguir seus sonhos, em um país onde acabou de se eleger um presidente de extrema direita.

Além de Marte Um, outros filmes da produtora possuem grandes significados e merecem destaque, como: Contagem(2010), No Coração do Mundo(2019), Temporada(2018), e Ela Volta na Quinta(2014).


Por: Mírian dos Santos Neves

Compartilhe em:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *